post

Artigos 08/11/2022

Sustentabilidade e ESG já ditam investimentos e desinvestimentos

Em artigo publicado pelo portal Fator Brasil, nosso sócio Leonardo B. Leite analisou como a sustentabilidade e o ESG já ditam investimentos e desinvestimentos nas empresas, observando que o que antes era considerado por alguns como opcional e voluntário, por vezes até um “plus”, já integra a principal pauta de planejamento para os movimentos corporativos no Brasil e no mundo. De certa forma, este tema já está se tornando determinante em muitos casos.

Segundo o autor, as operações de M&A e de parcerias de menor porte já são fundadas na combinação de planejamento e oportunidade de negócios, com a sustentabilidade plena, tanto para compra quanto para venda; e mais ainda para o ingresso no mercado de capitais (nos IPOs).

O aspecto da sustentabilidade passou a ser considerado para avaliar se o investimento faz sentido, se a empresa tende a se manter ativa, como a imagem lhe afeta, e como suas práticas são percebidas pelos mercados, pelos clientes, pelos parceiros e pelos colaboradores. 

De acordo com o especialista, a chegada da pauta da sustentabilidade aos consumidores das empresas e a seus parceiros impactou as decisões de movimentos dos investidores e de todo o mercado de M&A de forma tão profunda que já não existe mais opção e nem volta, restando aos executivos e às organizações a escolha de se informar melhor, e a urgência de criar seus programas internos o mais rapidamente possível, encontrando, dessa forma, o seu caminho.

Leonardo Leite reforça ainda, que a tendência atual é clara ao demonstrar que a sustentabilidade e o ESG estão reformulando as lógicas e as práticas no mundo dos negócios.

Confira a análise completa aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS