Em artigo publicado no portal Fator Brasil nesta semana, nosso sócio Leonardo B. Leite abordou a temática do novo momento das startups, que diante de uma nova realidade necessitam ser mais realistas, sustentáveis e rentáveis.
Por conta de importantes crises mundiais e do aumento das taxas de juros – que de um lado deixam as operações das empresas mais caras, mas de outro podem atrair investidores que prefiram aplicar seu dinheiro em outras modalidades do mercado financeiro mais seguras e com rentabilidade mais definida – as startups precisam demostrar sua rentabilidade rapidamente para que não percam seus investidores, que já não possuem tanto tempo para receber um retorno efetivo.
O especialista ainda destacou que essa nova realidade se soma ao movimento da sustentabilidade e de implementação do ESG nas empresas, onde os investidores exigem que os produtos dos seus investimentos possuam modelos de negócio efetivamente inovadores e sustentáveis nos aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa.
A análise completa está disponível aqui.