post

Artigos 06/12/2022

O Estado brasileiro e a seleção natural

A exemplo dos demais seres vivos, as pessoas jurídicas também passam por um processo evolutivo de seleção e adaptação natural. Assim, suas características mais vantajosas, ou seja, aquelas que aumentam suas probabilidades de sobrevivência e crescimento em ambiente competitivo, são prontamente sancionadas pelo mercado, garantindo seu sucesso.

Assim escreveu nosso CEO + Founding Partner André de Almeida, em artigo publicado pelo Estadão sobre o amadurecimento do mercado de capitais no Brasil, onde analisa a evolução do mundo corporativo e a necessidade da observância das práticas de boa governança corporativa nas empresas.

Se consolidaram nas últimas décadas as práticas de boa governança, bem como a adoção de normas e processos que garantam a compliance empresarial. André cita o exemplo do caso da Petrobrás que, ignorando tais obrigações, se viu compelida a indenizar seus acionistas no exterior pelos abusos cometidos e então revelados na Operação Lava Jato.

Diante das mudanças no mundo, no Brasil e no mercado, André conclui com a expectativa de ver neste momento de renovação política que nosso país acompanhou esta evolução natural.

Leia o artigo completo no site do Estadão, ou alternativamente, aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS