Em seu artigo no portal Itshow, nosso sócio especialista em Direito Digital, Márcio Chaves, trata de pontos importantes sobre o impacto da inteligência artificial generativa na violação de direitos autorais.
Conforme apontado no texto, o uso indevido de conteúdo protegido por direitos autorais por modelos de IA tem gerado discussões diante de seus reflexos jurídicos, a exemplo da pesquisa recente que indicou que o GPT-4, modelo mais utilizado atualmente, reproduziu indevidamente conteúdo protegido por direitos autorais em 44% dos testes feitos.
Márcio alerta que não são apenas as ferramentas de inteligência artificial que devem se preocupar com a potencial violação aos direitos autorais de terceiros, mas todos os que utilizam tais ferramentas, na medida em que a legislação brasileira estabelece consequências para todo aquele que fizer uso indevido de conteúdo protegido por direitos autorais.
Entenda mais sobre os riscos envolvendo os conteúdos criados por IA e como evitá-los acessando a íntegra deste artigo em aqui.