O aspecto ambiental é um dos grandes pilares da pauta ESG, é um dos maiores clamores mundiais da sociedade contemporânea, e também é tema do mais recente artigo escrito pelo nosso sócio Leonardo Leite em sua coluna mensal na LEC.
É muito importante atuar na pauta ESG como um todo e de forma integrada, mas neste caso, Leite optou por abordar um aspecto bem específico da temática ambiental, fazendo uma provocação: chamar a atenção para alguns conceitos que por vezes são “confundidos” – redução, compensação e reciclagem; procurando explicá-los, também, em termos de importâncias e prioridades.
Frequentemente se fala em reciclagem, e ela deve ser mesmo estimulada, mas não é suficiente (na prática) e nem deve ser o ponto central nesse campo.
A primeira meta da sociedade, segundo Leonardo, deve ser a redução tanto do uso de produtos não sustentáveis (incluindo embalagens), quanto da geração de resíduos. O último recurso, a compensação, deve apenas ser considerada para casos em que efetivamente não se consiga reduzir os impactos que geramos para o meio ambiente.
Temos que mudar escolhas, mentalidades e prioridades, rever processos e fomentar outros estilos de vida em sociedade, que sejam realmente sustentáveis em todos os aspectos.
Como conclusão, um convite: que possamos conhecer mais sobre esses temas e conceitos, e ajustar nossas escolhas, hábitos, práticas e condutas para efetivamente ajudarmos o meio ambiente, como pessoas, como famílias, como sociedade, e também, como participantes do universo corporativo. Nossas decisões de compra e de uso dos materiais contam muito!
Acesse o artigo na íntegra aqui.