Em artigo publicado, no site da Revista Consultor Jurídico (Conjur) nosso sócio Leonardo B. Leite analisou a influência do ativismo de stakeholder, ainda pouco utilizado no Brasil, mas cada vez mais presente no direito societário e no mercado de capitais.
Segundo Leonardo Leite, já se observa o aumento do papel do stakeholder tanto no novo formato do capitalismo moderno, quanto em iniciativas mais ativistas. Para ele, inclusive, os temas têm sido cada vez mais interligados, seja na forma de questões climáticas, jurídicas, sociais, econômicas, políticas, sanitárias ou tecnológicas, assuntos presentes em nosso dia a dia.
De acordo com Leonardo Leite, a sustentabilidade tem evoluído para além do debate, e vem se tornando uma prática diária nas organizações, especialmente no mercado de capitais, em todos os aspectos e esferas, afetando ainda mais as empresas abertas, que precisarão se adaptar à chegada mais forte do ativismo de stakeholder, movimentando investidores, colaboradores, parceiros comerciais, consumidores, ativistas e mercados.
A análise completa está disponível aqui.