O jornal G1 preparou uma matéria abordando, dentre outros pontos, os cuidados e recomendações sob o ponto de vista do Direito Societário acerca da criação de sociedades entre amigos e parentes.
Nosso sócio especialista na área, Leonardo Leite, foi entrevistado para contribuir e ressaltou a importância de evitar documentos padronizados, que não sejam específicos ao caso concreto e não tenham sido elaborados por advogados experientes no tema. Para a correta elaboração e compreensão dos documentos, Leonardo reforça que é essencial que as partes contem com apoio jurídico especializado.
Além disso, frisou que cada sócio deve contar com o seu próprio advogado e recomendou que os sócios definam, com o maior detalhamento possível, todos os pontos principais, redigindo cada cláusula com muito cuidado, cientes do reflexo do documento na gestão da empresa.
Por fim, Leonardo recomendou que sempre se formalize tudo que for combinado através de contratos escritos, de maneira que as partes não se contentem apenas com contratos verbais, que dificultam muito a comprovação do que foi de fato acordado.
A reportagem completa com mais detalhes sobre este assunto está aqui.