post

Artigos 02/12/2024

A Inteligência Artificial e o Direito Societário

A constante busca por inovação e otimização de processos, tanto no mundo corporativo quanto na sociedade em geral, tem impulsionado a adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial. Por estar diretamente ligada às empresas, a advocacia societária é uma das primeiras áreas a sentir os impactos dessa transformação.

Em artigo publicado em sua coluna mensal sobre Direito Corporativo na Lex Legal Brasil, nosso sócio Leonardo Leite alerta que a IA precisa ser encarada com muita seriedade para que seja de fato estratégica e positiva. O autor mostra alguns impactos positivos, bem como indicações de questionamentos e de cuidados a serem tomados nesse campo.

Como a IA oferece oportunidades e riscos para a advocacia (e por consequência às empresas), temos que avaliar o tema de maneira mais ampla e profunda – a ferramenta pode ajudar muito em diversos aspectos, mas não se pode considerar que a IA é capaz de substituir a experiência, a atuação, a sensibilidade e a experiência humana.

Os profissionais da área devem estar preparados para lidar com os desafios e as novidades que o cenário traz, sempre com visão e atuação crítica, em nome das melhores práticas, da responsabilidade e da construção de resultados realmente positivos.

Leia a íntegra do artigo aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS