Almeida Advogados

São Paulo Rio de Janeiro Brasília Belo Horizonte

Experiência comprovada com participação em diversos processos de M&A.

O Almeida Advogados está atento as necessidades de foco do setor na suas principais atividades e podemos oferecer o suporte necessário o crescimento de suas operações.

Fusões & Aquisições

As Fusões e Aquisições ganham cada vez mais destaque na economia globalizada, sendo uma das grandes responsáveis pela realocação dos recursos na economia e na execução de estratégias corporativas, revelando-se como alternativas para a adequação do porte e da estrutura organizacional das empresas no mercado e na conjuntura econômica mundial.

No Brasil as privatizações ocorridas na década de 90 contribuíram para um verdadeiro “boom” econômico, tendo em vista que o país passou de uma economia fechada e sem competitividade para outra aberta e globalizada, caracterizada por fatores como a redução da proteção tarifária, o fim das proibições impostas a um conjunto de importações, além de uma diminuição gradual das restrições não tarifárias.

A abertura de mercado, proporcionada pela globalização, gerou o aumento da competitividade do Brasil em vários segmentos de sua economia, na medida em que viabilizou o acesso a matérias-primas, produtos intermediários, além de equipamentos e máquinas mais modernas e eficientes.

A magnitude de tais mudanças contribuiu para o crescimento das empresas em escala de produção, gerando a necessidade dos grandes conglomerados empresariais de atuar em outras localidades que não o país de origem. Outra explicação para o aumento das fusões e aquisições deve-se ao fato da necessidade de concentração das corporações no seu principal setor de atividade, de modo a gerar aumento de poder competitivo.

Para a construção de suas cadeias globais, as empresas transnacionais utilizam como um dos principais mecanismos, o fluxo de investimentos diretos no exterior, adquirindo empresas instaladas, construindo ou ampliando suas capacidades produtivas por meio de colaboradores e alianças que, invariavelmente, são seladas por meio de operações de fusão e aquisição.

O Almeida Advogados participou de diversos processos de Fusão & Aquisição, com destaque para o ano de 2013, no qual a soma dos valores dos negócios envolvidos supera a cifra de US$ 2,5 bilhões.