O pensamento é o vento, o conhecimento é a vela e a humanidade, o navio.
(Augustus Hare)

Destaques

Publicações e palestras:

Breves Considerações Sobre a Legislação Aplicável aos Cruzeiros Marítimos.”, Guia Marítimo, 2012.

O arresto de navios. Breve estudo comparativo sobre a atual sistemática e o novo regime do projeto de Código Comercial, Novas Reflexões sobre o Projeto de Código Comercial – Fábio Ulhoa Coelho, Tiago Astor Rocha Lima e Marcelo Guedes Nunes (Organizadores), Saraiva, 2015.

Breves Considerações sobre a Inconstitucionalidade do artigo 313, VII, do Novo Código de Processo Civil – Suspensão do Processo Judicial em Razão de Processo Administrativo de Competência do Tribunal Marítimo.”, Revista Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário (Edição Especial – Novo CPC), Ed. Sintese, edição 35, Nov-Dez 2016.

Citado com frequência como Leading Lawyer por publicações internacionais especializadas no mundo jurídico, como Who’s Who Legal e The Legal 500.

Sobre

Breno Garbois é advogado especialista em Direito Marítimo e Portuário, notadamente na atuação de disputas envolvendo transporte marítimo de carga, bem como assuntos relacionados a Cruzeiros Marítimos, Comércio Estrangeiro em geral e Disputas Comerciais, direito Comercial, Direito Civil, Direito Internacional, Direito do Consumidor, Litígios, Arbitragens, Direito Administrativo, Comércio Exterior e Seguro/Resseguro. Representa Armadores, Afretadores, Transportadores, Clubes de P&I, Seguradoras, Agentes Marítimos, Terminais e Operadores Portuários, Estaleiros, Tradings, Embarcadores, Consignatários e Proprietários de Carga, atuando nas áreas de Contencioso administrativo e judicial – principalmente perante as Capitanias dos Portos e Tribunal Marítimo.

Formação Acadêmica

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Especialização em Direito Marítimo pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ).

Pós-graduação em Direito Privado Patrimonial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Idiomas

Português e Inglês.

Associações

  • Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro e de São Paulo (OAB/RJ e OAB/SP).

  • Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo (IIDM).

  • Vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) desde 2017.

  • Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/RJ (2013-2015) e da OAB/SP desde 2016.

Últimos artigos

Artigos 14/08/2019

Conheça a Medida Provisória 892/2019

No dia 06 de agosto entrou em vigor a medida provisória 892/2019, que pretende simplificar e facilitar as publicações empresariais […]

Leia mais

Artigos //

Código de Defesa do Consumidor Paulista – Inovação ou repetição?

Autor: Gustavo Passarelli O novo Código de Defesa do Consumidor Municipal de São Paulo que entrou em vigor em 05/06/2019, estabelece […]

Leia mais

Artigos 19/07/2019

Selva corporativa

Lupus est homo homini lupus, ou “o homem é o lobo do homem” já afirmava o brocardo popularizado por Thomas Hobbes, ao tentar racionalizar a necessidade de um governo (e, portanto, de regras estáveis) para permitir o convívio social, evitando que os indivíduos mutuamente se destruam na busca de seus próprios interesses.

Leia mais
CONHEÇA NOSSOS OUTROS EXPERTS OUTROS EXPERTS